domingo, julho 11, 2004

Pecados trabalhistas na fazenda do pastor

Quando comecei este blog não acreditava que o Bispo Crivella fosse tão baixo, pensei que era um homem que não prestava, sim, que misturaria política com religião, ok... mas a cada dia que passa se vê que este homem deveria estar atrás das grades!

CHEGA!

Esta matéria abaixo é do O Globo de hoje.


Pecados trabalhistas na fazenda do pastor

Gerson Camarotti
Enviado especial

IRECÊ (BA). Quem atravessa os 468 quilômetros entre Salvador e o Sertão baiano surpreende-se, pouco antes de chegar à cidade de Irecê, com uma placa na beira da pista. Nela a prefeitura local presta uma homenagem ao senador, bispo da Igreja Universal e candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PL — “Marcelo Crivella: Que Deus te abençoe e te guarde e que faça resplandecer a sua luz sobre a fé”. Ao fundo da placa, uma vila com casas, templo, escola e alojamentos, denominada Fazenda Nova Canaã, que integra o projeto Nordeste, principal vitrine da obra religiosa e política de Crivella, mas também alvo de denúncias de infrações trabalhistas e de descuido sanitário.

A Fazenda Nova Canaã foi criada para ser uma experiência de sucesso semelhante aos kibutzes israelenses, espécie de estabelecimentos coletivos auto-sustentáveis. Mas por trás das cercas e da vigilância rigorosa que cercam o local, verifica-se que ainda falta muito para o projeto atingir esse objetivo. Só 20% do que é consumido na Nova Canaã são produzidos no local. O trabalho social passou a ser o carro-chefe da fazenda. Atende 520 crianças de 3 a 8 anos que passam o dia numa escola construída na fazenda.

Em maio de 2003, os fiscais da Subdelegacia Regional do Trabalho de Feira de Santana, Antonio Carlos Ferreira Teles e Gerson Gonzales Araújo, encontraram diversas irregularidades trabalhistas no lugar. Lavraram três autos de infração, que somaram muitas de cerca de R$ 15 mil. Os fiscais flagraram dez trabalhadores rurais sem carteira assinada, falta de higiene, falta de água potável, inexistência de mesas e cadeiras no refeitório e falta de exame médico ocupacional dos trabalhadores.

— Os trabalhadores improvisavam fogão e comiam no chão — conta o fiscal da DRT Antônio Carlos Ferreira Teles.

Inspetores sanitários acharam irregularidades

Em seguida, a Fazenda Nova Canaã recebeu duas visitas dos inspetores sanitários Cybele Sodré Araújo e Carlos Roberto Dourado, da Secretaria municipal de Saúde. Na notificação feita pelos inspetores, eles determinam uma série de providências como aquisição de uniformes completos para todos os funcionários, dedetização da padaria, da lanchonete e do restaurante, respeito aos prazos de validade, armazenamento de alimentos separados de produtos de limpeza, orientação de funcionários na limpeza pessoal e tratamento da água da piscina.

Das 32 casas previstas, só dez estão prontas. Os alojamentos estão na mesma situação. A administração da fazenda diz que já sanou todas as irregularidades. Na cidade de Irecê, os comerciantes não escondem o desconforto com a propaganda negativa que, segundo eles, a Universal faz da região. Eles alegam que a manipulação de imagens mostrando a miséria da cidade acabou assustando fornecedores e atacadistas, que passaram a restringir o crédito a empresários, comerciantes e agricultores da região. Os fornecedores teriam dificultado a vida de comerciantes de Irecê por temer o calote.

— Chegamos a pedir uma retratação. O bispo Crivella quer superfaturar a miséria da região para faturar eleitoralmente e conseguir mais doações para os seus projetos — diz Francisco Borges Neto, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia e presidente da Associação Comercial de Irecê.

Ex-empregados têm fita com imagens degradantes

No último Dias das Mães, em 9 de maio, Crivella estava visitando a Fazenda Nova Canaã quando foi surpreendido por dois ex-funcionários que invadiram o lugar. O encarregado de obras Antônio Cláudio Farias Pereira, de 32 anos, e o eletricista Moacir Dourado Bastos, de 31, trabalharam por quase três anos no Projeto Nordeste. Eles entregaram ao bispo uma fita de vídeo com 70 minutos de imagens degradantes da Nova Canaã. Segundo o relato dos dois ex-funcionários, Crivella teria tentado um acordo, oferecendo compensações ou mesmo uma viagem.

A fita mostra cenas do alojamentos dos trabalhadores rurais com fezes pelo chão, camas improvisadas sobre placas de madeira, moscas em cima das comidas, comidas doadas armazenadas ao lado de fezes e sanitários com larvas vivas. Existe ainda cena de abate clandestino de boi.

— No início acreditávamos que o bispo Crivella desconhecia os fatos. Por isso, fizemos a fita. Mas depois percebemos que o pastor Manoel agia com plenos poderes. Ele chegava a chamar os trabalhadores da fazenda de miseráveis e baianos burros — disse Antônio Cláudio Farias Pereira.

20 Comments:

Blogger Baruno said...

Esse safado tinha que ser banido de qualquer atividade social. Trancafiá-lo na cadeia e jogar a chave fora.

Gostaria de colocar um link no meu blog (www.baruno.blogger.com.br) para o "Crivella Não". Vcs não têm nenhum símbolo para a campanha?

11 de julho de 2004 13:35  
Blogger angelo.obr.andarai@hotmail.com said...

poxa aquele povo nao tinha pespectiva nenhuma comiam sopa de palma e vc perde tempo querendo criticar !!!!!

18 de março de 2008 00:52  
Blogger angelo.obr.andarai@hotmail.com said...

vc deve estar satisfeito com os governates que ai estao fazendo tudo certinho porque vc não colocou ai que ele foi o inico que defendeu os direitos do cidadão brasileiro nos estados unidos!!!!!!

18 de março de 2008 00:56  
Blogger DAVID-SP said...

descupem-me mas todas as noticias que vem da (rede globo/jornal O globo, etc) é suspeito porque eles gostam de manusear e manipular as massas como bonecos bôbos sem vida! Não podemos julgar a ninguem por boatos, até que fique provado sem ouve dôlo ou má fé. Toda e qualquer instittuição são passivas de erros pois não existe ninguem perfeito. Será que os pais daquelas quase 600 crianças que recebem alimentação, assistência médica-psicológica-odontológica-estudantil e prática de esportes não estão felizes prq seus filhos voltam pra casa com o pão e o leite pra sua família tomar café de manhã e isso de graça !!! Quantos politicos prometeram e nada fizeram pelo nosso povo??? A rede globo deveria mostrar como conseguiram cobrir suas dívidas de mais de 100 milhões de dólares ao invés de perseguir quem promete e faz. Tenho certeza que não foi com a venda de cd de musica no valor de R$ 5,00 (cinco reais) coisa que esse Crivella fez. O dinheiro que realizou esse projeto não veio do governo !!!!!. Vamos agir mais e criticar menos, estender as mãos aos necessitados e cobrar daqueles políticos que venderam nosso pais para o FMI . EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA !!!

DAVID-SSP

12 de maio de 2008 15:08  
Anonymous Anônimo said...

VC DEVE ESTA FAZENDO MUITO MAIS DO QUE ELE, JA QUE QUER CRITICAR; PARABENS, VOCÊ ESTA DE PARABENS, CONTINUE ASSIM VOCÊ TEM AJUDADO MUITA GENTE DESSE JEITO, E OLHA EU SOU TÃO BURRO QUE ACREDITO EM TUDO QUE VOCÊ FALA E O GLOBO...

24 de junho de 2010 21:01  
Anonymous Anônimo said...

Muitos na verdade não sabem nada sobre Irecê, sou Ireceense e vou dizer o tamanho descontentamento da população com esse projeto. O Bispo não entra na cidade de Irecê, pois a população esta revoltada com a mentira e enganação que foi instalada alí. Porque escolher Irecê para o projeto? A região de Irecê é a maior produtora nacional de mamona, milho, e tem grande produção em produtos irrigados, muitos de vcs que comentam aqui, não sabem, mas a cenoura, cebola que vcs comem saem dessa terra. Portanto esse projeto não mudou em absolutamente em nada, existem fazendas com produção bem superior à Canaã, onde a produção é muito pequena e serve só para os internos. Como essa fazenda irá mudar a vida desse povo? E pra quem não conhece Irecê, pesquise e verá que não é isso que eles passam, as imagens não são da cidade de Irecê, a população é revoltada ao ponto do Bispo não ter coragem de entrar na cidade. Existe miseria em Irecê, mas bem longe do que é retratado... Acho mais fácil Irecê mudar o Bispo e seus seguidores do que essa fazenda mudar a região. Podemos ensinar como produzir!!!!!!

10 de abril de 2011 13:27  
Anonymous lidia said...

vc que pergunta quem emais .....malufe ou crivela vc. deveria lavar a sua suja vc de ve ser daqueles eleitores burros que vota no que nao presta dizendo que é protesto elege malufe, collo de mello,clodovil etc realmente niguem merece p bispo porque ele é uma pessoa decente e nesse pais ser decente está fora de moda.

25 de julho de 2011 23:12  
Anonymous lamberto alecrim rocha said...

porque vocês não mostra a cenoura de lapão, a cebola de joão dourado a pinha de presidente dutra que exporta 5.000 caixas há 40,00 reais cada,por dia gerando 6.000 mil empregos direto com 4.000 produtores irrigando quase 3.000 hectares,as pessoas que fazem compras em irece,as centenas de acadêmicos em nossa faculdades,os chows atrações nacionais onde se paga ingresso, as milhares de motocicletas de nossos jovens, do essa desgraça e miséria que não atinge mais o nosso povo!

29 de julho de 2011 21:44  
Anonymous mnoel said...

bispo fica na fe se o senhor nao fosse de jesus todos estavam padendo palma para o senhor como o senhor e de jesus todos critigam so pelo senhor ser da iurd

24 de agosto de 2011 10:55  
Anonymous Anônimo said...

Vai arrumar o que fazer ao invés de criticar o projeto da fazenda, vá lá ajudar.Você deve ser desses que só critica quem faz mas o que o senhor tem feito pelo seu próximo? Sugiro que vá a brasília fiscalizar os projetos do governo, administração pública, tem muito coisa irregular, acredito que dessa forma você estará contribuindo para a nossa sociedade. Lembre-se que o projeto faz muitas coisas boas das quais o senhor não menciona. Puro preconceito do sr.e inveja da Globo. Façam vocês o mesmo! Viva o projeto da fazenda canaã! Contribua para que ele venha atender melhor aqueles que necessitam. Gaste seu tempo com alguma coisa que vale a pena!

25 de dezembro de 2011 23:39  
Anonymous Anônimo said...

Você deveria acompanhar melhor o que acontece na fazenda nova canaã.
O que a rede globo mostra é exclusivamente para atingir a imagem daqueles que estão relacionados à record.
A fazenda nova canaã tem seus problemas, mas contribui de forma positiva para o bem da população ireceense.
Os comerciantes que dizem ter suas imagens relacionadas aos calotes sofrem porque alguns por aqui tem este hábito ruim, não foi a reportagem que causou isto e sim o comportamento do dia-a-dia de cada um.
Quando você compra e paga certinho ninguém se nega a vender.
Porque vocês não vão aos restaurantes olhar como estão armazenados os alimentos, materiais de higiene e outros?
Meu nome é Manoel Santos de Lima e estou enviando no anônimo porque não tenho conta GOOGLE.

15 de janeiro de 2012 16:03  
Anonymous Anônimo said...

voces são um bando de vermes, não fazem nada para ajudar o povo e quando encontra alguem que faz critica, e tenta denegrir a imagem de um homem de Deus, vão procurar o que fazer.

7 de abril de 2012 16:15  
Blogger jose batista said...

estamos ai com o bispo macelo crivella e continue falando o pior dele hoje é ministro amanhã presidente ai voces vão ter que o engolir, com a cara no chão humilhados vão degustar as palavras maldosas de criticas que falaram bando de invejosos estou com voces que estam de mãos dadas com o bispo macello crivella servo do Deus vivo

24 de abril de 2012 09:34  
Blogger jose batista said...

estamos ai com o bispo macelo crivella e continue falando o pior dele hoje é ministro amanhã presidente ai voces vão ter que o engolir, com a cara no chão humilhados vão degustar as palavras maldosas de criticas que falaram bando de invejosos estou com voces que estam de mãos dadas com o bispo macello crivella servo do Deus vivo

24 de abril de 2012 09:35  
Anonymous OSMAR BRANDÂO said...

O INTERESSANTE E QUEM DEU INICIO NO ANO DE 1999,O PAIS INTEIRO ESTAVA EM CRISE, MAS O SERTÂO DA BAHIA BA, ESTAVA PEDINDO POR SOCORRO, NESSA HORA NÂO DA PARA ESPERAR, O SOCORRO TEM QUE SER IMEDIATO,E AS GRANDES EMPRESAS SÒ PASSOU A INVESTIR NO NORDESTE,BEM DEPOIS, EU GOSTARIA DE SABER SE ESTAS EMPRESAS QUE GERA MAIS DE SEIS MIL EMPREGOS, QUANDO SE INSTALOU AI,POIS EU ACREDITO QUE ELAS GERAM EMPREGOS SIM, MAS TEM UM PLANO DE CUIDAR DOS FILHOS DE SEUS EMPREGADOS, DEIXE SEU COMENTARIO ESCLARECENDO, SE ANTES DA NOVA CANAÂ CHEGAR AI, E COMO E HOJE, EU ACHO QUA O MARKETING DA UNIVERSAL EM 99 ATRAIU MUITOS EMPRESARIO PARA LÀ, EU SOU OSMAR BRANDAO, MORO EM SÂO PAULO,SP.




























4 de janeiro de 2014 15:12  
Blogger Rodrigo samurai said...

OH SEUS FDP ISSO E TUDO MENTIRA SEUS PAL NO CU A FAZENDA E UM EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE AQELE POVO QE NAO TINHA NEM O QE COMER ...ABRAM SEUS OLHOS A REDE GLOBO AS ORGANIZAÇOES GLOBO ODEIAM A RECORD E A IGREJA UNIVERSAL POR CONSEQUENCIA O BISPO CRIVELA... VCS QE FALARAM MERDA NOS COMENTARIOS SAO TUDO UNS ROBOZINHO DE MANOBRA DA GLOBO VAO SE FUDER

1 de maio de 2014 12:53  
Blogger Rodrigo samurai said...

OH SEUS FDP ISSO E TUDO MENTIRA SEUS PAL NO CU A FAZENDA E UM EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE AQELE POVO QE NAO TINHA NEM O QE COMER ...ABRAM SEUS OLHOS A REDE GLOBO AS ORGANIZAÇOES GLOBO ODEIAM A RECORD E A IGREJA UNIVERSAL POR CONSEQUENCIA O BISPO CRIVELA... VCS QE FALARAM MERDA NOS COMENTARIOS SAO TUDO UNS ROBOZINHO DE MANOBRA DA GLOBO VAO SE FUDER

1 de maio de 2014 12:55  
Blogger Rodrigo samurai said...

OH SEUS FDP ISSO E TUDO MENTIRA SEUS PAL NO CU A FAZENDA E UM EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE AQELE POVO QE NAO TINHA NEM O QE COMER ...ABRAM SEUS OLHOS A REDE GLOBO AS ORGANIZAÇOES GLOBO ODEIAM A RECORD E A IGREJA UNIVERSAL POR CONSEQUENCIA O BISPO CRIVELA... VCS QE FALARAM MERDA NOS COMENTARIOS SAO TUDO UNS ROBOZINHO DE MANOBRA DA GLOBO VAO SE FUDER

1 de maio de 2014 12:55  
Anonymous Anônimo said...

primeiro vai aprender a escrever seu jumento para depois criticar as coisas boas dos outros.

5 de junho de 2014 22:56  
Anonymous Anônimo said...

Serio quem escreveu la em cima a matéria tem que cata o que fazer sabe por que aponta o dedo todo mundo sabe quero ver fazer alguma coisa para o povo eu estava com ele hoje numa reunião
Falem até acaba os seus fôlegos entendam ele ta ai pra ajudar que se dane quem não gosta dele pois fez e vai continuar fazendo para o povo

20 de maio de 2016 14:00  

Postar um comentário

<< Home